quarta-feira, 5 de outubro de 2016

1º ANO - ROMANTISMO - Atividade para o dia 13/10/16

Leia o poema abaixo para responder as questões a seguir:


Canção do Exílio


Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso Céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite –
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras 
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

(Gonçalves Dias)


 Explique o título do poema

 Esse poema ilustra uma característica básica do Romantismo. Qual? Justifique sua resposta com fragmentos do poema.


Observe agora que o poema está organizado a partir da oposição entre dois espaços; a pátria – com os elementos que a caracterizam – e o exílio.


Que palavras do texto evidenciam essa antítese?


Como é cada um desses espaços para o eu lírico?


Que sentimentos ele manifesta em relação à pátria?

3 comentários:

  1. O autor retrata a falta da sua terra amada, descrevendo as características de sua terra que não se compara a da sua terra atual.


    Ilustra o Nacionalismo. "Minha terra", que ele refere ao seu país, Brasil .


    "Minha" terra tem palmeiras; As aves, que "aqui" gorjeiam,
    Não gorjeiam como "lá"; " Nosso" céu tem "mais" estrelas; "Nossos" bosques tem "mais" vida; "Nossa" vida "mais amores;


    Exílio:sem graça e tedioso; Pátria: cheia de primores, belezas e pássaros.

    Saudades de sua terra.

    ResponderExcluir
  2. 1°- Recebeu este nome,pois nele o autor retrata a falta que lhe faz a terra amada, descrevendo como as características do local onde está (exilado) não se comparam com as de seu país, que na sua visão é muito mais belo.

    2°-A principal característica desse período foi a busca de uma identidade nacional, unidas ao tema do índio, eleito o herói nacional; donde o autor expressa o nacionalismo ufanista por meio da exaltação da natureza, além das saudades de seu país.

    3°-“As aves que aqui gorjeiam”(antítese)

    4°-O poema canção do exílio o eu-lírico opõe espaços maracados cada um pelos advérbios aqui e lá; e pelos pronomes minha, nosso e nossas...
    O 'Lá', pois ele está relacionado a terra de Gonçalves Dias
    Os pronomes, pois está falando que a terra pertence à ele.
    "Minha" terra tem palmeiras,
    onde canta o Sabiá;
    As aves, que "aqui" gorjeiam,
    Não gorjeiam como "lá".
    " Nosso" céu tem "mais" estrelas,
    "Nossos" bosques tem "mais" vida,
    "Nossa" vida "mais amores.

    5°-Manifesta amor e saudades pela sua terra amada.

    ResponderExcluir
  3. Que caracteristica do romantismoedya presente na segunda estrofe do poema?

    ResponderExcluir